Pedofilia e a submissão financeira da omissão

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Publico orgulhosamente hoje, uma reflexão muito bacana da Sany que é educadora em casa abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco.


Pedofilia e a submissão financeira da omissão

 Por Sany Weber

O estatuto da criança e do adolescente criado em 1990, traz como seu principal preceito a proteção integral da criança e do adolescnete. Essa proteção abrange a integridade física, emocional e psicológica. Mas, o que observamos é a violação desse direito.

Cada vez mais, casos de pedofilia e abusos a meninas e meninos ocorrem. Muito se engana, quem pensa que os pedófilos são aqueles que escondem suas identidades atrás do anonimato permitido pela internet. A maioria dos abusos secuais ou psicológicos ocorre dentro das próprias casas dessas crianças e adolescentes.

Pessoas que deveriam proteger e preservar a integridade, acabam usando seus filhos, enteados, netos, sobrinhos para satisfazer seus desejos sexuais. Mesmo sendo uma prática criminalmente e moralmente condenada em nossa sociedade. Vemos poucos abusadores sendo presos. E isso não se deve a famosa lentidão da nossa justiça.
Ocorre principalmente devido a omissão das mães, madrastas, avós e tias que "preferem" fingir que nada está acontecendo. A maioria dessas mulheres também acabam sem denunciar, pois se encontram em total estado de submissão financeira e emocional.

Outro local, no qual os abusos são cometidos é dentro das intituições religiosas. O chefe maior da igreja católica tem aparecido assiduamente nos últimos anos para pedir perdão pelos abusos cometidos embaixo de suas batinas.

Talvez nem ajuda psicológica poderá amenizar ou reverter os traumas gerados. Essas crianças e adolescentes que são ou foram abusados ou molestados, crescerão. Com grandes problemas relacionados ao convívio social e ao desenvolvimento de sua sexualidade.

Encontraremos outros que passsaram do status de abusados para abusadores na fase adulta.

*Sany Weber é historiadora e
educadora social


0 comentários: