A juventude entra em cena

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

No Brasil, é recente o debate sobre políticas públicas para a juventude. Compreender que a juventude é um recorte específico e que, precisa de tratamento diferenciado por parte do poder público, ainda é um desafio para a sociedade brasileira.

Sem perder de vista a estratégia socialista, é fundamental termos assegurado as garantias dos direitos dessa galera.

De descabeçados e desinteressados, nos último oito anos, passamos a condição de atores principais do processo de elaboração das políticas que, "pretendem" nos dar melhor qualidade de vida.

Oito anos, é pouco tempo. As construções de juventude no Brasil precisam passar por um processo de aprofundamento para concretamente terem resultado. Sem opressão, mobilizarmos e garantir a efetividade das políticas públicas de juventude não é uma tarefa fácil. Mas é nossa e, não podemos dela abrir mão.

Atualizar a política de juventude é um tema que desde já precisamos debater. Tema a ser consolidado em 2011, ano de Conferência Nacional, oportunidade única para redirecionarmos e re-alinharmos debates desgatados inclusive pelo processo eleitoral.

Esta semana, foi eleito para a presidência do Conselho Nacional de Juventude, o companheiro Gabriel Medina, representante do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, militante da Democracia Socialista, tendência do PT. 

Para as juventudes que pensam em uma sociedade socialista e democrática, mais uma conquista está posta rumo ao aprofundamento da democracia no Conselho e ainda, uma perspectiva mais alinhada com as juventudes socialistas.

Desafios iniciados, ar de fim de ano pra renovar as energias e, o ano de 2011 tem tudo pra ser um marco democrático para a juventude.

0 comentários: